Entenda o motivo da bicicleta elétrica ser considerada um veículo híbrido

Um veículo híbrido é aquele que utiliza duas ou mais fontes de energia para gerar movimento.

Geralmente nos referimos aos veículos híbridos quando possuem um motor à combustão e, também, um motor elétrico, o que pode proporcionar maior desempenho e autonomia.

Mas você sabia que a bicicleta elétrica também é considerada um veículo híbrido?

Pois é, a grande maioria das bicicletas elétricas disponíveis no mercado utilizam uma tecnologia chamada “pedal assistido”. Ao pedalar, o motor elétrico é acionado, garantindo que o ciclista fará menos esforço para aumentar a velocidade.

Há também bicicletas elétricas que permitem os ciclistas escolherem o momento em que querem usar o motor elétrico, pedalar e utilizar o motor simultaneamente, ou só pedalar como em uma bicicleta convencional. Vale reforçar que em qualquer modelo de bicicleta elétrica, ao esgotar a energia da bateria, o ciclista pode continuar a sua vigem pedalando até um ponto de recarga.

E se você optar por começar a pedalar sem o motor elétrico, e acioná-lo quando estiver já em movimento, você preservará muito mais o nível de bateria.

Sendo assim, toda bicicleta elétrica utiliza duas formas de gerar movimento, a energia ativa do ciclista ao pedalar e a energia vinda do motor elétrico, classificando-as como um veículo híbrido.

Essa versatilidade, combinada com um baixo nível de complexidade para andar em uma bicicleta elétrica, faz com que ela ainda seja o melhor meio de locomoção em grandes centros urbanos. Mas, com a velocidade que a tecnologia evolui e a quantidade de novos veículos que estão sendo lançados, não podemos afirmar até quando a bicicleta elétrica manterá esse título.

Você não precisa comprar uma bicicleta elétrica para poder pedalar uma no seu dia a dia. Elas já estão sendo oferecidas em um modelo de assinatura por startups, em que cobram uma mensalidade do cliente em troca de uma bicicleta elétrica revisada e pontos de recarga em locais estratégicos na cidade.

Se você nunca pedalou uma bicicleta elétrica, talvez essa seja a hora de experimentar e tirar suas próprias conclusões. Lembre-se sempre de usar equipamentos de segurança e respeitar a leis da sua cidade.

Referências

E-moving. <https://e-moving.com.br/duvidas-mais-comuns-sobre-as-bikes-eletricas/>. Acesso em 09 de Abril de 2020.

Planeta da Bike. <https://www.google.com.br/amp/s/www.planetadabike.com/amp/2017/09/29/bicicletas-el%25C3%25A9tricas-de-pedal-assistido-est%25C3%25A3o-com-fome-de-mercado>. Acesso em 09 de Abril de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *