O Braskem Labs, patrocinado pela Braskem, tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo da cadeia de valor do plástico renovável e química. O programa reúne startups em fase inicial de desenvolvimento do MVP (Minimum Value Product) no núcleo Ignition e startups com produtos já desenvolvidos que buscam escalar no núcleo Scale. O programa de 2019 reuniu várias startups com viés de sustentabilidade, alinhados com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – das Nações Unidas. No dia 3 de outubro no Instituto Tomie Ohtake, aconteceu o Demo Day, onde as startups do programa apresentaram um pitch para investidores, fornecedores, clientes e interessados nas soluções. A Infra Solar, participante do núcleo Scale, é uma das startups e apresentou sua solução sustentável para recarga de bateria de veículos elétricos leves.

O Braskem Labs abre inscrições para startups para seus programas de incentivo no início do ano e seleciona aquelas que podem contribuir para a cadeia de valor do segmento de plástico e químico de forma a reduzir os impactos sociais e, principalmente, ambientais. O objetivo é vencer o grande desafio de reduzir o impacto no ecossistema ambiental, incluindo a reciclagem aplicações comerciais e industriais com plástico biodegradável.

As soluções apresentadas no Demo Day foram incríveis. Desde soluções para aumentar a reciclagem de óleo combustível com tecnologias mais baratas e não poluentes até soluções para melhorar a mobilidade urbana, como o produto e serviço da Infra Solar de recarga de baterias de patinetes elétricos e otimização da logística de recarga utilizando algoritmos de inteligência artificial. Além disso, em parceria com a Lime Brasil, foi montado o First Ride: treinamento e conscientização de segurança  para uso dos patinetes elétricos compartilhados.

Duas soluções de impacto social direto foram apresentadas pela FlexiMedical e Litro de Luz. A primeira, usa caminhões e containers com infraestrutura hospitalar para atender pessoas em regiões remotas sem acesso a serviços médicos privados ou públicos. A segunda, uma solução barata de iluminação para regiões remotas não atendidas pelas concessionárias de energia, podendo ser uma solução complementar ao Programa Luz para Todos.

Uma solução para tornar água contaminada em potável, a PWTech, reforçou a tendência que a produção de água potável será distribuída, quebrando o paradigma de produção centralizada, podendo reduzir a infraestrutura de distribuída de água significativamente. Mesma tendência dos sistemas de energia elétrica, com a geração distribuída via infraestrutura de micro e minigeração de energia.

A visão e proposta da Infra Solar segue a tendência de criar plantas de geração distribuída de energia renovável próximo da demanda de consumo de veículos elétricos leves. A proposta segue a legislação e normas da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – e atende a crescente demanda por energia renovável para recarga de baterias de forma sustentável, potencializando as soluções de mobilidade urbana e redução de emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente.

A solução da Infra Solar, além de atender as demandas dos proprietários, usuários e empresas de compartilhamento de patinetes elétricos, ajuda na organização dos patinetes nas cidades seguindo as novas regulamentações sobre uso e estacionamento dos patinetes.

Nos últimos 5 anos, o programa Braskem Labs já incentivou mais de 50 startups, onde apenas 3 empresas não conseguiram alavancar seus negócios. O Braskem Labs conta com a parceria do Quintessa, uma aceleradora de negócios, e de mentores voluntários da Braskem para apoiar o desenvolvimento dos negócios das startups.

A expectativa é desenvolver novos e lucrativos negócios que gerem impacto, significativo, na sociedade e meio ambiente, propiciando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *