Por que olhar para a sustentabilidade orientada a dados?

Nós precisamos acelerar a recuperação e mudar nossos modelos de negócios para se alinhar às novas realidades – as estratégias devem abraçar mudanças, parcerias e dinamismo.

O caminho para a recuperação deve ser flexível, ágil e orientado a dados. Estratégias precisarão se basear no entendimento de comportamentos, em como elas mudam ao longo do tempo e no impacto que isso tem no mercado. A estratégia precisa adotar uma abordagem mais iterativa para mudar e desenvolver etapas incrementais em direção ao futuro.

Dados como um “novo fator de produção”

Em abril deste ano, o governo chinês tornou oficial: os dados são reconhecidos como um “novo fator de produção”, refletindo como estão mudando os modelos de negócios, os limites da indústria e as estruturas de mercado.

Usados com sabedoria, um entendimento mais a fundo das comunidades, indivíduos e células, ou de ecossistemas naturais complexos, baseados em dados, podem abrir novas possibilidades.

Para empresas grandes e pequenas, em todo o mundo, seu futuro depende do uso eficaz dos dados.

Por que a análise de sustentabilidade?

Conhecimento é poder. Ao coletar e analisar dados sobre uma ampla gama de fatores relacionados à sustentabilidade – incluindo o uso de energia e recursos, emissões de gases de efeito estufa e desempenho da cadeia de suprimentos – as empresas podem gerar insights que precisam para promover iniciativas relacionadas à sustentabilidade e melhorar sua eficiência.

Além disso, devido as recentes ferramentas e técnicas, as empresas agora podem realizar análises de sustentabilidade em tempo real (ou quase em tempo real) sobre vastas quantidades de dados em três dimensões de tempo: passado, presente e futuro.

O que fazer agora

Não abandone o passado. Analisar o desempenho passado pode produzir informações valiosas. Examine as métricas históricas de desempenho que você está medindo no momento e pergunte se elas ainda são relevantes para seus objetivos de sustentabilidade.

Entenda o presente. Ferramentas e técnicas para analisar a sustentabilidade avançaram aos trancos e barrancos. Seus sistemas atuais podem gerar insights em tempo real (ou quase em tempo real)? Eles são totalmente automatizados e vinculados aos painéis de desempenho? Você tem mecanismos claros para governar e gerenciar dados de sustentabilidade? Se você respondeu “não” a alguma dessas perguntas, talvez seja hora de fazer um upgrade.

Modele paisagens futuras de sustentabilidade. As ferramentas mais recentes incluem modelagem e análise de cenário que podem ajudá-lo a entender a complexa interação de fatores econômicos, sociais e ambientais que afetam suas estratégias e desempenho futuros de sustentabilidade.

Considere dados que não são de sustentabilidade. A análise de sustentabilidade tradicionalmente se concentra em fatores relacionados a recursos, como consumo de materiais, uso de energia e uso de água. Mas agora, vários outros fatores que podem afetar o desempenho da sustentabilidade também estão sendo incorporados. Esses fatores incluem dados operacionais, como número de funcionários, horas de operação, níveis de produção, produtividade das instalações e volume de vendas, além de dados externos, como clima. A análise resultante é muito mais precisa e relevante para as condições do mundo real.

Transforme ideias em ação. Os resultados analíticos são inúteis se não forem implementados adequadamente. As pessoas costumam fazer parte do problema, portanto, precisam fazer parte da solução.

Estabeleça novos insights com dados. A combinação de conjuntos de dados tradicionais e complexos (incluindo dados móveis) fornece informações imediatas a partir de quais intervenções proativas podem ser focadas. Esses dados podem ser disponibilizados em um painel temporal (diário, mensal), permitindo que os recursos de teste e aprendizado ajudem a desenvolver estratégias eficazes de localização, regeneração e marketing.

Avalie e monitore o impacto. À medida que os dados são coletados e as mudanças na demanda são realizadas, modelar as implicações da oferta e a resposta será fundamental para fornecer valor social sustentável.

Novas oportunidades

A análise de sustentabilidade pode ajudar as empresas a entender o custo, o impacto e o desempenho de suas iniciativas de sustentabilidade passadas e presentes – e antecipar condições e requisitos futuros – ajudando a aumentar o seu valor e inteligência.

Caso queira saber mais sobre ferramentas e técnicas para realizar análises e predições de sustentabilidade em tempo real, fazendo uso dos dados de três dimensões (passado, presente e futuro), venha conversar com o nosso time da Infra Solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *