Dados abertos e a segurança na mobilidade urbana – Como a Infra Solar vai acelerar esse assunto em 2021.

Dados abertos para segurança na mobilidade urbana e como a Infra Solar quer acelerar esse assunto em 2021

Não é novidade que o número de acidentes no trânsito vem aumentando nos últimos anos em nosso país. Muitas vezes por imprudência dos motoristas, mas também por falta de infraestrutura adequada em nossas vias, ruas esburacadas, falta de iluminação, sinalização, e entre outros.

Como identificar o real motivo de um determinado acidente ou, pensando em uma cidade, dos milhares de acidentes diários que ocorrem pelos mais diversos motivos?

A Infra Solar realizou um estudo em dezembro de 2020, a fim de apurar os dados de acidentes de trânsito, envolvendo bicicletas e motos, ocorridos nos últimos 2 anos na cidade de São Paulo.

Importante destacar que ao falar de análise avançada de dados é necessário entender todo o processo de disponibilização desses dados, desde a coleta, até as etapas de validação, limpeza, transformação e disponibilização desses dados.

Para realização desse estudo utilizamos dados abertos coletados, tratados e disponibilizados pelo Detran-SP, dados de clima georreferenciado pela data de cada um dos acidentes ocorridos e outros dados relevantes que são de conhecimento da Infra Solar.

Nosso objetivo com o estudo foi identificar pontos de risco relacionados a um determinado evento. Ou seja, determinar as áreas na cidade de São Paulo com maior risco de ocorrer acidente de trânsito, envolvendo motos e bicicletas, nos próximos meses.

Com ajuda da Inteligência Artificial, com algoritmos desenvolvidos inteiramente pela Infra Solar, conseguimos não só realizar um estudo histórico de geolocalização desses acidentes, mas também realizar uma análise preditiva, em Real-Time, dos locais na cidade que apresentam maior risco de forma dinâmica, à medida que o clima, infraestrutura e outra características vão mudando com o passar do tempo. Para esse estudo foi gerado um novo Dataset, com cerca de 42 mil registros que foram submetidos ao software para análise espacial.

Análise de Acidentes a partir de 2019

Média mensal

•3500 acidentes;

•1,8% de fatalidades no período;

Grupos de acidentes

•Fatais e Não Fatais

Tipos de veículos

•Carros;
•Motos;
•Bicicletas;
•Caminhões;
•Ônibus;
•Outros.

Acidentes de trânsito

Interessante observar que a partir de janeiro de 2020 tivemos uma grande queda no número de acidentes por causa do início da Pandemia e a partir de abril já conseguimos identificar um crescimento relacionado ao aumento do serviço de motofretistas de aplicativos, que dominaram as ruas de São Paulo realizando as mais diversas entregas, desde alimentos, compras de supermercado, e-commerce, e entre outros.

Acidentes pandemia

Resultado

 

Após realizar a análise de varredura espacial baseada em dados históricos de acidentes de trânsito na cidade de São Paulo conseguimos determinar as áreas na cidade de São Paulo com maior risco de ocorrer acidente de trânsito, envolvendo motos e bicicletas, nos próximos meses como podem ver nos resultados abaixo:

Acidentes de bicicletas

Foram identificados 14 Clusters onde 8 são clusters de alto risco e apresentam um raio médio de 2 km.

Acidentes de bicicleta

Acidentes de motos

Foram identificados 32 Clusters onde 11 são clusters de alto risco e apresentam um raio médio de 2 km.

Acidentes de moto

É possível identificar áreas de maior risco em determinadas avenidas como pode ver na imagem a seguir:

Acidentes avenida do estado

Objetivo do estudo

A partir desse estudo a Infra Solar tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento seguro da mobilidade nas cidades, trabalhando em conjunto com os órgãos responsáveis pelo trânsito, assim como empresas e startups que possuam operação de logística e que estejam preocupadas com a segurança de seus motoristas e colaboradores.
A partir desses resultados, conseguimos indicar áreas na cidade que precisam de uma intervenção, seja melhoria de infraestrutura ou iluminação, por exemplo, de forma preditiva e acionar o Detran de forma momentânea a fim de evitar mais acidentes.
Essas análises são realizadas em Real-Time e são oferecidas por meio de uma API, facilitando o compartilhamento do resultado e possibilitando a integração com aplicativos de empresas de logística ou serviços.
Caso o cliente não possua um aplicativo de gestão de rotas de entregas, nós também oferecemos a solução TurnKey com Inteligência Artificial embarcada, que indica rotas mais seguras ou perímetros que apresentam alto risco sinalizando o motorista com um pop-up na tela do app de forma momentânea.

Já imaginou começar 2021 oferecendo mais segurança para seus colaboradores e motoristas?

Clique aqui e entenda mais sobre as nossas soluções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *