A mobilidade elétrica e suas comunidades

A mobilidade elétrica e suas comunidades

Aristóteles em 384 A.C já dizia “O homem é um ser essencialmente social”. É possível de entender a partir desta afirmação que o ser humano é um ser que procura viver em sociedade e ter relações com outros seres humanos.

Graças ao avanço da tecnologia, é possível nos conectar cada vez mais rápido com as coisas e com as pessoas, inclusive as que não estão próximas de nós. Passamos por diversas evoluções tecnológicas que nos trouxeram até o dia de hoje, 19 de janeiro de 2021.

Hoje é possível mandar uma mensagem de forma instantânea para outra pessoa do outro lado do mundo e receber uma resposta em questão de segundos via Whatsapp.

Pessoas se reunem em fóruns para discutir sobre um determinado assunto, assistem Lives no Youtube, se relacionam por meio de fotos compartilhadas no Instagram e não para por aí.

“Hoje são 1 bilhão de usuários ativos por mês: Instagram é a 5ª rede social mais popular do mundo, atrás do próprio Facebook (2,6 bilhões de usuários), do YouTube (2 bilhões), do WhatsApp (2 bilhões) e do WeChat (1,2 bilhão). Aliás, este é um dos poucos dados oficiais divulgados pelo aplicativo”, segundo o G1.

No mundo dos veículos não é diferente

Podemos ver diversos clubes de proprietários de um determinado veículo que participam de grupos no WhatsApp ou fóruns online onde compartilham dicas de uso, atualizações sobre lançamentos e marcam até mesmo encontros periódicos para compartilharem mais sobre sua paixão.

Conheça 4 grandes clubes de carros:

1. Clube do Mustang

“O Mustang Clube São Paulo, foi idealizado por Luiz Carlos Perosa, um apaixonado por Mustang, que em 25 de maio de 2001 plantou uma semente, criou um site na internet e uma lista de e-mail com o intuito de reunir e discutir-se mais sobre esse mito chamado Mustang.” Saiba mais

2. Ferrari Owners Clubs (Grupo de proprietários de Ferrari)

O Clube de proprietários de Ferrari é uma associação de proprietários de carros Ferrari cujo objetivo principal é compartilhar sua paixão pelo Cavalo Empinado e, portanto, historicamente, eles têm sido um ponto de encontro para muitos clientes da Ferrari. Saiba mais

3. Tesla Owner Club (Grupo de proprietários de Tesla)

O Tesla Owner Club é uma comunidade de proprietários e entusiastas comprometidos com o avanço da missão da Tesla de acelerar a transição do mundo para a energia sustentável. Saiba mais 

4. ABRAVEI – Associação brasileira dos proprietários de veículos elétricos inovadores

A ABRAVEI é uma associação composta por proprietários de veículos elétricos, que possuem uma série de objetivos dentre eles: Impulsionar a mobilidade sustentável, atuar em prol de políticas de incentivo etc. Saiba mais

E os elétricos leves não poderiam ficar de fora

No mercado de veículos elétricos leves o propósito é o mesmo, porém a dinâmica nesses grupos é um pouco diferente do que nos grupos de carros, sejam à gasolina ou elétricos.

Há pouco tempo vivenciamos uma onda de mobilidade elétrica leve, conhecida também como micromobilidade, que representa:

“categoria de veículos para as cidades que devem pesar menos de 500 kg, possuírem motor elétrico e ser utilizado como propósito de transporte, em especial para curtas distâncias”.

Junto com o movimento de micromobilidade pudemos observar a utilização do veículo elétrico leve, seja ele uma bicicleta elétrica ou uma patinete elétrica, para ajudar o usuário a chegar ao seu destino, seja ele um restaurante ou seu trabalho ou até mesmo utilizado para realizar passeios nos parques aos finais de semana.

Nesse segmento de micromobilidade elétrica destaco dois grandes grupos de usuários:

O primeiro é o Super73 Community que reúne proprietários de bicicletas elétrcias da marca Super73 na Califórnia onde organizam passeios turísticos em locais que só bicicletas elétricas conseguem chegar ou até mesmo corridas onde só os modelos da marca podem participara, veja algumas fotos no Instagram deles clicando aqui.

O segundo grupo, mas não menos importante, é o EFS – Electric First Saturday, que se traduzirmos de forma direta para o português, uma vez que é um grupo formado em SP-Brasil, seria algo como “Primeiro Sábado Elétrico”. Eles reúnem todo primeiro sábado do mês para fazer novas amizades conhecer novos modelos de veículos elétricos e tem como um dos objetivos tornar o segmento mais conhecido no Brasil.

Recentemente a Infra Solar firmou uma parceria com o a EFS e está apoiando os seus participantes com as recargas de seus veículos ao final do evento onde podem ter acessos a pontos de recarga de forma gratuita, auxiliando na autonomia de seus veículos.

O próximo evento será no dia 25 de janeiro e qualquer proprietário de um veículo de micro mobilidade elétrica pode participar. Basta realizar o cadastro no site e baixar o App da Infra Solar.

Referências

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/10/06/instagram-faz-10-anos-como-uma-das-maiores-redes-sociais-do-mundo-e-de-olho-no-tiktok-para-nao-envelhecer.ghtml

https://noticias.ambientebrasil.com.br/redacao/2019/06/26/152640-o-que-e-micromobilidade-e-por-que-esta-crescendo-nas-grandes-cidades.html

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *