7 dicas para reduzir o custo de energia elétrica na sua empresa

Já pensou em economizar na conta de energia elétrica da sua empresa utilizando tecnologia avançada? Neste artigo, vamos ver ferramentas que você pode utilizar para que seja mais assertivo e faça ações não convencionais de redução de custo.

E, claro, apresentar dicas simples de ações que fazem grandes economias nas contas de energia elétrica apenas mudando a maneira como você e seus colaboradores usam a energia no local de trabalho.

Vamos lá?

01. Faça um diagnóstico energético

O primeiro passo para fazer ações assertivas de economia é fazer um diagnóstico de consumo de energia elétrica.

O diagnóstico permite que você saiba seu uso de energia detalhado, ao mesmo tempo que sugere maneiras de reduzir esse uso. Mesmo que você já tenha tomado medidas para reduzir o uso de energia, este serviço é uma experiência reveladora com a utilização de Inteligência Artificial.

A Infra Solar conta com um serviço de diagnóstico de uso de energia elétrica em que você em uma plataforma permite seu consumo de energia elétrica de forma simples e objetiva.

A plataforma fornece oportunidades de ações personalizadas de valor inestimável para economizar dinheiro na conta de energia elétrica. Com ela, você entende seus gastos de energia rapidamente e encontra possíveis oportunidades imediatas e de longo prazo de redução de custos.

É totalmente on-line: processo simples e fácil de recebimento de dados por meio de contas de energia elétrica e acesso aos dados da concessionária de energia.

O passo a passo é muito simples: com apenas um e-mail, nos dê autorização limitada as contas de energia elétrica e seus dados da concessionária de energia – e aguarde sua análise!

Aproveite que este mês de janeiro, 2021 estamos com um valor promocional, clique aqui para saber mais.

02. Reprograme seu termostato

Pode ser uma surpresa saber a quantidade de energia você pode economizar fazendo um pequeno ajuste na temperatura do termostato. Na verdade, aumentar a configuração do termostato de verão em um grau pode economizar cerca de 3% nos custos de resfriamento.

Mesmo se a equipe ficar variando o horário, reprogramar o termostato para controlar a temperatura do local de trabalho durante o horário “off” pode fazer uma grande diferença nas contas de energia elétrica.

03. Use iluminação com eficiência energética

Uma das maiores despesas com eletricidade para as empresas é a iluminação. Mas também é uma das áreas mais fáceis de economizar na conta.

Ao simplesmente trocar as lâmpadas normais por lâmpadas como LED ou CFL, você economizará uma quantia significativa em custos de eletricidade. Os LEDs usam cerca de um décimo da potência e duram cerca de 50 vezes mais do que as lâmpadas normais.

04. Reduza os tempos de pico de demanda

Quer saber como reduzir o uso de eletricidade em sua empresa? Uma das melhores maneiras é reduzir a demanda de pico do seu local de trabalho.

A demanda de pico refere-se às horas diárias em que o uso de energia é mais alto, que na maioria dos casos é entre 9h e 17h.

Sua empresa pode reduzir a demanda durante esse período, escalonando as horas de trabalho ou de início. Desta forma, haverá algumas horas no início e no final do expediente em que o consumo de eletricidade comercial é menor.

05. Desligue as luzes e equipamentos

Embora estejamos falando sobre economia de energia, desligar as luzes e os equipamentos quando não estão em uso pode ter um grande efeito na quantidade de energia consumida.

É comum em ambientes de escritório deixar as luzes acesas em banheiros, salas de conferência e salas de descanso, mesmo quando esses espaços estão desocupados. Incentive os colaboradores a desligar as luzes nessas áreas quando saírem ou instalarem as luzes do sensor.

O mesmo vale para computadores e outros equipamentos de escritório. Qualquer aparelho eletrônico que você possa desligar sempre que sua equipe não estiver trabalhando deve ser desligado no final do dia. Portanto, crie o hábito de seus funcionários desligarem seus dispositivos antes de saírem.

06. Compre equipamentos com eficiência energética

Antes de substituir seu equipamento atual por eletrônicos novos ou alugados, verifique se eles são classificados como eficientes em termos de energia.

Normalmente, você verá uma etiqueta ou etiqueta em um aparelho para certificar que ele é eficiente em termos de energia, portanto, certifique-se de verificar isso antes de fazer a troca.

A economia de energia exata pode variar dependendo do equipamento em questão, mas os aparelhos com eficiência energética usam de 10 a 50 por cento menos eletricidade do que seus equivalentes não classificados. Assim, quanto mais aparelhos você substituir por equipamentos com eficiência energética, mais você economizará nos custos de eletricidade comercial.

07.  Estabeleça um Programa de Manutenção

O sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado em sua empresa é um dos maiores consumidores de eletricidade. As temperaturas extremas em qualquer uma das extremidades da escala significam que seu sistema de trabalho pesado precisará de ainda mais energia. Porém, a manutenção regular ajudará a garantir que o sistema funcione de maneira mais suave.

Uma vez por mês, certifique-se de limpar ou trocar os filtros de ar. Filtros mais limpos garantem uma melhor entrada de ar, o que significa um sistema de refrigeração mais eficiente. Você também deve limpar todas as serpentinas de refrigerante e água, condensadores, evaporadores e superfícies de troca de calor regularmente.

Como economizar na conta de energia elétrica na sua empresa

A forma número um de economizar na conta de energia elétrica da sua empresa é entender se você está utilizando o fornecedor ideal de energia e se sua tarifa está de acordo.

No entanto, tentar entender o consumo da sua operação, além de demorado, pode ser um desafio decifrar as contas da concessionária, impostos, multas e qualidade da energia – e ainda trazer oportunidades de eficiência energética imediatas e de médio prazo.

Por isso, lembre-se do serviço de diagnóstico de consumo de energia elétrica da Infra Solar para dar o primeiro passo para a economia.

Como ir além com o uso de Inteligência Artificial?

A plataforma de gestão de energia em tempo real da Infra Solar usa Inteligência Artificial avançada e algoritmos de otimização para modelar operações eficientes, detectar anomalias, prever oportunidades de economia de energia e ajudar empresas a agir em tempo real.

É feita medição inteligente e simulação de cenários de consumo de energia com o uso de dados coletados, para auditoria de gastos, Relatório de Sustentabilidade (GRI), e mais.

Com isso, a plataforma online de gestão de energia da a possíibilidade de identificar oportunidades escondidas de eficiência energética.

Entre em contato para saber mais sobre os nossos serviços de economia de energia elétrica e gestão em tempo real. Clique aqui para falar com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *