O que é diagnóstico energético e por que é importante?

Soluções para ajudar as empresas a conhecerem seus consumos de energia elétrica e quantificar as oportunidades de economia.

O que é o diagnóstico energético?

O diagnóstico energético é um procedimento feito para conhecer o perfil de consumo de energia de uma empresa, quantificando as oportunidades de economia de energia com base na análise de custo-benefício.

Os dados de consumo de energia elétrica de cada local, atividade da empresa e instalação, são analisados para que o diagnóstico energético seja feito. Dados que podem ser medidos com equipamentos modernos e inovadores, ou dados de memória de massa recebidos pela concessionária de energia responsável.

Por que fazer o diagnóstico energético?

Um diagnóstico de energia é recomendado para determinar o consumo de energia associado a uma instalação e a economia potencial associada a esse consumo de energia.

É estabelecida a linha de base para qualquer melhoria no uso de energia de uma empresa. Ele fornece um método abrangente e sistemático para atingir ganhos de eficiência de baixo custo.

Existem muitos exemplos em que os clientes conseguiram fazer economias sem exigir nenhum investimento de capital significativo após o diagnóstico.

Por isso um diagnóstico energético oferece enormes benefícios em diferentes áreas: (1) ajuda a reduzir os custos de energia em suas instalações; (2) com a redução dos custos de produção, a competitividade da sua empresa será melhorada; (3) ajuda a reduzir os danos ambientais e a poluição; (4) pode reduzir o consumo de recursos naturais; (5) pode reduzir os danos ao meio ambiente associados à exploração de recursos; e (6) ajuda a reduzir o impacto das emissões de gases de efeito estufa.

O diagnóstico é essencial para justificar investimentos no projeto, já que descreve as ações a serem tomadas com base nas oportunidades mostradas para redução de custo.

Uso de tecnologia para melhorar a assertividade do diagnóstico energético

O diagnóstico energético afeta três fatores principais: (1) lucratividade por meio da otimização do gasto de energia; (2) produtividade por meio da otimização da operação de equipamentos e processos; e (3) desempenho, devido à racionalização do uso de energia.

Para ajudar as empresas, a Infra Solar trabalha com uma plataforma online simples e com dashboards fáceis de entender, levando oportunidades para seus clientes de escolha das ações a serem executadas que garantam retornos sólidos e tempos de retorno rápidos.

Mas é importante frisar que a Infra Solar criou um modelo matemático com uso de Inteligência Artificial que traz oportunidades não convencionais de redução de custo de energia elétrica nas empresas.

Existem muitos estudos de viabilidade e análises técnicas para selecionar as soluções mais vantajosas em termos de eficiência energética e rentabilidade.

Entretanto, com o diagnóstico de redução de custo de energia elétrica da Infra Solar, é possível enxergar outras opções não convencionais de redução.

Se você estiver interessado em realizar um diagnóstico energético em sua empresa, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *