Inteligência Artificial e redução de custos com energia: como você pode começar?

Para qualquer empresa, investir em economia de energia elétrica é um tema muito importante e que as ações devem ser feitas o quanto antes, e desde sempre. Além que de é um daqueles raros casos em que as necessidades empresariais e ambientais estão perfeitamente alinhadas.

No entanto, com exceção de alguns setores específicos de uso intensivo de energia, a maioria das empresas vê a economia de energia como algo “bom de se ter”, e não como uma prioridade.

Um estudo da McKinsey encontrou alguns motivadores interessantes para esse caso, sendo os mais importantes:

Necessidade de investimentos

Em uma empresa com falta de caixa e que muda rapidamente, investir grandes quantidades de capital em eficiência energética nem sempre é possível, especialmente se a energia não fizer parte das atividades principais do negócio.

Difícil de medir o consumo de energia

Energia é um dos poucos serviços que não pagamos quando a consumimos. Isso torna extremamente difícil para os consumidores identificarem os motivadores de uma conta de energia mais alta ou mais baixa.

Conscientização

Muitas pessoas simplesmente não conhecem todas as diferentes opções de que dispõem para obter economias de energia significativas.

Vamos nos aprofundar nesses pontos e ver como a Inteligência Artificial (IA) pode resolvê-los.

O verdadeiro desafio é passar ao próximo nível

A forma tradicional de economizar energia sempre foi investir em novos equipamentos, novas máquinas ou em uma melhor infraestrutura. Por exemplo, um edifício pode se tornar mais eficiente em termos de energia investindo em melhor isolamento. Ou uma fábrica que poderia trocar seu maquinário por outros mais modernos e eficientes.

O denominador comum aqui é que todas essas iniciativas requerem algum grau de investimento em componentes físicos que costumam ser bastante caros. Claro, é possível gerar ganhos substanciais com investimentos limitados, mas esse tipo de medida geralmente já está em vigor.

Felizmente vivemos em um mundo digital, e os desenvolvimentos em Inteligência Artificial podem trazer a mudança de que precisamos para alcançar o próximo nível.

A disponibilidade de dados é a primeira e mais importante condição para permitir o uso da Inteligência Artificial. Os sensores se tornaram uma commodity, o que possibilitou uma grande mudança para um mundo de software e, claro, a coleta e gerenciamento de Big Data.

Uma vez que os dados foram coletados e analisados com uso de Inteligência Artificial, várias soluções de otimização podem ser exploradas sem alterar qualquer hardware ou infraestrutura.

Em vez disso, pode-se simplesmente explorar a mudança na maneira como se usa o que já está instalado. E foi testado e testado. O Google fez experiências com isso em seus data centers e obteve uma economia de custos de até 40%.

A principal lição aqui é que, apesar da tradição, economias substanciais podem ser feitas sem ter que investir pesadamente em nova infraestrutura.

Como fazer?

Com a necessidade de investimento e a coleta de dados superáveis, o único obstáculo que resta é: como aumentar a conscientização sobre o potencial da IA ​​e de outras tecnologias?

A maioria das pessoas percebe o uso de Inteligência Artificial como uma tecnologia de ficção científica rebuscada que exigirá que nos comuniquemos com robôs na vida cotidiana.

Embora isso não seja impossível, é importante, aumentar nossa conscientização sobre essas tecnologias e melhorar nosso conhecimento sobre os princípios por trás da tecnologia de IA. As soluções não precisam ser complexas.

Muitas estão ao seu alcance e certamente com preços acessíveis. E tem o potencial de nos ajudar a reduzir nosso consumo de energia e aumentar as contas de energia.

Como é o caso do diagnóstico energético que a Infra Solar possui para as empresas. Além de uma plataforma online de gestão de energia com dados em tempo real, em que você pode prever anomalias e encontrar oportunidades assertivas de redução de custo. Isso tudo com uso de Inteligência Artificial, trazendo ações não convencionais e inovadoras para seu negócio.

O que você pode fazer agora?

Em tempos de avanços tecnológicos e turbulência nos mercados, estar ciente de onde sopra o vento e, o que isso significa para a sua carreira ou para o seu negócio, é o maior ativo que você tem.

Já pensou em poder economizar com energia elétrica e poder investir em projetos inovadores para sua empresa? Confira nosso próximo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *