O que você precisa saber sobre gerenciamento inteligente de energia

O uso de energia sempre foi uma preocupação para os líderes das empresas. À medida que os recursos se tornam mais escassos e os custos com eletricidade continuam a subir, é importante que as empresas estejam cientes de como estão utilizando sua energia e como usá-la da forma mais eficiente. Uma das maneiras de fazer isso é instalando um sistema de gerenciamento de energia que ajuda a entender quando usa mais energia e as melhores técnicas que podem implementar para conservar.

O gerenciamento inteligente de energia é uma forma de entender a energia e como os sistemas funcionam com mais eficiência. Alguns sistemas de energia inteligentes são básicos, como aparelhos de ar-condicionado com economia de energia ou aparelhos inteligentes.

O primeiro passo no gerenciamento de energia pode ser diagnosticar as perdas potenciais de energia e os problemas existentes nos sistemas tradicionais de energia comercial, residencial e industrial. Simplesmente adquirindo um sistema de gerenciamento de energia que utiliza tecnologia para identificar energia desperdiçada, momentos de alto uso e monitoramento, você sabe quanta energia está sendo usada e quando.

Formas de gerenciamento de energia inteligente

Existe a gestão de energia e sistemas de informação que são tecnologias que visam automatizar os sistemas de energia, rastrear faturas de serviços públicos, detectar pontos fracos e outras ferramentas de diagnóstico de problemas e soluções. Eles também oferecem a análise do uso de energia, seja com iluminação ou aparelhos de escritório.

Existe também uma tecnologia que monitora o que é usado no interior da empresa e comunica isso com o consumidor e a concessionária. Como o sistema se comunica com a empresa de energia, ele pode saber os horários de pico, aparelhos que drenam energia e acompanhar qual fonte usa mais energia.

Ao ter acesso às informações da concessionária – o sistema pode programar certas tomadas (para carros elétricos) ou aparelhos (como bombas de piscina) para ligar fora dos horários de pico. Ao utilizar essas informações, os proprietários de empresas e residências podem economizar dinheiro e energia durante todo o ano.

Novas tecnologias e sistemas de gestão de energia em tempo-real

Gerenciando esses sistemas com novas tecnologias e software, podemos reduzir nossos custos e nossa pegada de carbono. Os sistemas de gerenciamento de energia inteligente podem realmente mudar a forma como vemos nosso uso de energia e reduzir o desperdício.

Esses sistemas tornam mais fácil para os consumidores monitorar seu uso e fazer mudanças eficazes. E, por isso, a Infra Solar traz um sistema de gestão de energia em tempo real que desempenha todos os pontos acima citados.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nosso time de especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *