Por que é indicado o diagnóstico energético uma vez por ano?

O diagnóstico energético permite primeiro conhecer o desempenho energético da empresa. 

No escopo de um diagnóstico energético padrão, pode haver diferenças entre o desempenho de energia padrão, ou seja, o desempenho de energia declarado, e o desempenho real da empresa. O objetivo deste estudo detalhado de energia é analisar a maneira como os gastos com energia são alocados e aumentar a conscientização dos gestores da empresa.

Diagnóstico para economizar dinheiro: estima-se que a realização de diagnóstico energético regulares economizaria cerca de 50% da energia gasta por uma empresa, dependendo do seu setor de atividade.

Um diagnóstico energético é uma excelente maneira de identificar áreas de despesa nas quais você pode economizar energia e, assim, melhorar sua eficiência energética.

Para ser sustentável, um diagnóstico energético deve ser o ponto de partida para a implementação de uma estratégia energética para a empresa.

Pode ajudar a iniciar a construção de um sistema de gestão de energia, com o objetivo de obter a certificação ISO 5001.

O escopo coberto por um sistema de gestão de energia é mais amplo do que um diagnóstico energético em termos de melhorias de eficiência energética. É um dispositivo estratégico que, aliás, dá direito ao certificado de economia de energia da empresa.

Diagnóstico energético como solução para identificar pontos de melhoria energética

Ao analisar de perto o consumo da empresa, o diagnóstico energético ajuda a responder à pergunta: “que medidas podem ser tomadas para melhorar a eficiência energética?”. Esta questão faz parte de uma dinâmica de reflexão global em torno de objetivos relacionados à transição energética ou desempenho energético.

Os atuais desafios climáticos e energéticos exigem que reduzamos ao máximo o nosso consumo de energia, para melhorar a eficiência energética dos programas de construção, em particular no setor da construção comercial.

O diagnóstico energético destaca os pontos de melhoria a serem aproveitados ao definir um plano de ação. Com efeito, dá-lhe uma ideia do custo a antecipar e qual o equipamento mais eficaz em termos de custos para otimizar a eficiência energética da empresa.

Afinal, por que realizar o diagnóstico energético uma vez por ano?

As empresas aperfeiçoam seus processos e mudam as operações, compram novos equipamentos, ou os equipamentos se deterioram e começam a consumir um nível alto de energia.

Assim, com as mudanças que ocorrem no dia a dia, após 12 meses é possível ver uma grande mudança no consumo de energia e os gestores não terem a visibilidade de qual lugar e/ou operação está vindo.

Além disso, para gastar menos energia para reduzir custos, obter crédito fiscal, obter bônus, melhorar o conforto, aumentar sua produção de energia, tornar a empresa mais sustentável ou validar uma certificação é necessário um overview da operação para entender quais procedimentos fazer corretamente.

Depois que seu relatório de diagnóstico energético é enviado, você pode prever os custos de seus vários investimentos e se envolver totalmente na estratégia de melhoria de energia.

Planeje um diagnóstico energético para definir a abordagem de otimização de energia

O processo de diagnóstico energético antecede a implementação de um plano de ação para melhorar a eficiência energética de uma empresa. Este plano de ação é baseado em números e a economia de energia alcançada. Ele analisa com mais detalhes os pontos necessários para otimizar o desempenho energético.

O diagnóstico energético empresarial inclui uma fase de coleta de dados das faturas de energia, a fase de análise de dados, a apresentação de possíveis melhorias e, por fim, um relatório de apresentação das conclusões com oportunidades de projetos de eficiência energética para cada caso em particular.

E quais tipos de ações podem ser tomadas para melhorar o desempenho energético das empresas?

Isso pode incluir atualizações de troca ou manutenção de sua caldeira de aquecimento ou instalação de aquecimento ou painéis solares, por exemplo.

A Infra Solar realiza um processo completo de digitalização energética. A plataforma on-line da Infra Solar disponibiliza análises para os tomadores de decisão.

Por fim, o diagnóstico energético é o primeiro passo para entender a operação da empresa no detalhe, de forma a antecipar as evoluções regulamentares e técnicas. Ajudamos você a obter uma economia com seu custo de energia elétrica com melhorias internas, sem precisar da instalação de equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *